Anúncio topo

Sobre a importância de equilibrar a balança

Dicas

Sobre a importância de equilibrar a balança

Falar sobre divisão de tarefas é urgente! De acordo com a última pesquisa divulgada pelo IBGE, as mulheres dedicaram, em média, 21,3 horas por semana com afazeres domésticos e cuidado de pessoas em 2018, quase o dobro do que os homens gastaram com as mesmas tarefas – 10,9 horas. Mesmo quando ambos trabalham fora de casa, há uma grande disparidade – neste caso, mulheres trabalham 8,2 horas a mais que eles por semana para dar conta das tarefas domésticas.

A questão é estrutural, histórica, cultural. E estamos estagnados aí e reproduzindo o modelo geração após geração. Um levantamento do Unicef de 2016 aponta que meninas com idade entre 5 e 14 anos dedicam 40% mais do seu tempo no dia a dia a tarefas domésticas não-remuneradas do que os garotos. Isso significa que nós, adultos, homens e mulheres, ainda que inconscientemente, acionamos muito mais as meninas para executarem as tarefas de casa do que os meninos de mesma idade. Mesmo sem querer, podemos estar reforçando o estereótipo de gênero e a compreensão equivocada de que jornada dupla é papel da mulher.

Esse acúmulo de tarefas é prejudicial à nossa saúde física e mental. E, no caso de mulheres que trabalham fora, também gera desequilíbrio de dedicação ao trabalho remunerado – está sempre cansada, porque, apesar de termos conquistado o mercado de trabalho, na esfera doméstica pouco mudou em relação ao cenário enfrentado por nossas mães e avós.

Vamos fazer então um combinado aqui e agora?

  • Vamos conversar mais sobre essa questão no âmbito familiar, para tentar transformar este cenário em que um dos integrantes da família, geralmente a mulher, se sente absolutamente sobrecarregado e exausto?
  • Vamos tornar visível esse trabalho relacionado à casa e aos filhos que é invisível aos olhos de quem não realiza as tarefas?
  • Vamos substituir o verbo “ajudar” por “partilhar“?

Risque e rabisque

Como primeiro passo, nossa sugestão é a execução de um exercício simples: o levantamento, em um papel ou em uma planilha, de todas as tarefas que precisam ser realizados para o bom funcionamento da casa. Torná-las visíveis, portanto. Feito isso, é hora de rediscutir a divisão levando em conta habilidade, flexibilidade, tempo disponível. Não é preciso que essas tarefas sejam matematicamente divididas. Mas é fundamental que todos estejam engajados, inclusive as crianças e adolescentes de casa. Do contrário, nada mudará.

Gostamos de fazer um paralelo do funcionamento da casa com uma empresa, dividida em áreas ou departamentos, ou com o governo e seus ministérios. Quem ficará responsável pelas pastas da saúde, educação e logística? E quando falamos “responsável”, é isso mesmo: a pessoa que estará pensando naquele tema e acompanhando as ações do começo ao fim!

Dia desses, realizamos duas rodas de conversa com funcionários de uma grande multinacional da área farmacêutica. Quarenta participantes em cada uma delas. Um único homem entre 80 nomes inscritos. É pouco? Sim, mas é um começo. Ao receber seu feedback pós-evento, ficamos animadas com a semente plantada: “Mesmo sendo um pai muito presente e atuante, vi no evento de hoje oportunidades de melhorar a rotina da minha casa para que minha esposa não entre no ciclo da carga mental e da sobrecarga. Acho que existe espaço para propor [internamente] algo para os pais e gerar uma discussão mais efetiva em relação à paternidade ativa”.

É preciso falar, discutir, refletir. É preciso cutucar. Vamos em frente!

Mande seus comentários e sugestões para contato@fatigatis.info

 


Tags: , , , ,
Fatigatis

Fatigatis

Comentários


Posts relacionados

O que é algodão Pima? Vou contar o por que esse material é perfeito!

O que é o algodão Pima e por que você vai querer que o guarda-roupa do seu filho seja inteiro…

Leia mais

Peças funcionais para ser usada o ano inteiro!

Jaqueta corta-vento ou capa de chuva são peças funcionais e que podem ser usadas pela criança o ano inteiro! Brincar…

Leia mais

Conheça a Ateliê Baobá Mostra: Decoração com Propósito

Uma exposição totalmente virtual, onde sem sair de casa, você irá conhecer 10 ambientes feitos especialmente para a criançada! Se…

Leia mais

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados