Anúncio topo

Passo a passo de como montar um quarto de uma menina!

Decor

Passo a passo de como montar um quarto de uma menina!

Seja o quartinho de uma princesa ou de uma super-heroína, a verdade é que decorar o cantinho de uma menina é um mundo de opções. Para ajudar nessa missão encantadora, a arquiteta Andrea Chapira da Uêbaa Design reuniu algumas dicas valiosas para te ajudar! Acompanhe!

decoracao infantil quarto de menina

Ter uma filha é entrar em um mundo com muitas opções de estilo ou cores, por exemplo. Não importa se sua família ama cor de rosa ou tons mais modernos como amarelo. Seja como for, criar o ambiente da sua filha é um desafio e tanto, já que com tantas opções é perigoso deixar tudo carregado e confuso. Agora, a menininha, já não é mais um bebê e já tem suas preferências e sua personalidade. Com três aninhos ou menos é possível perceber os gostos da criança. Mas, e agora? Calma, mamãe e papai! Se estiver na fase de transição do bebê para o quartinho infantil ou mesmo, já tem uma decoração infantil, mas quer renovar e dar uma nova cara, a arquiteta Andrea Chapira do escritório Uêbaa Design preparou dicas preciosas para te ajudar a transformar o espaço da sua menininha em um lugar mágico. Vem com a gente!

A primeira coisa que se deve pensar segundo a profissional é: Quero um quartinho duradouro? Se sim, é importante, que a decoração não fique datada. “No escritório gostamos de projetos que não tenham prazo de validade, onde é possível trocar uma cor, enxoval ou quadrinho, mudando apenas isso, é possível ter um quartinho com um décor completamente novo e diferente, o uso de personagem limita um pouco esse conceito”, indica Andrea.

Antes de começar escolher todos os itens que você goste, é importante considerar o assunto preferido da menina – sejam eles bichinhos ou bonecas, por exemplo, e assim comece a pensar em elementos lúdicos que remetam a esse tema. “Os apartamentos mais novos costumam ter quartos menores, mas sempre que possível tente deixar o centro do quarto livre para ter um espaço livre para a criança brincar,” revela Andrea Chapira. Para completar, ela ainda indica que a escrivaninha fique perto da janela para aproveitar a iluminação natural.

Tema escolhido! Ufa, mas antes de decorar é preciso organizar o layout dos móveis, se ainda não tem ou for trocar, a dica da arquiteta é optar por uma marcenaria sob medida, pois é possível aproveitar o máximo de espaço e ainda criar móveis com diversos usos e o melhor, interativos. Outra coisa importante a se pensar é qual o acabamento deve ter esses móveis e qual a sua expectativa e necessidades.

Mas, e agora, já chegou a hora de colocar os brinquedinhos e coisinhas? Quase, antes disso, reflita se o quartinho é seguro para receber sua pequena. Quina pontuda é um item proibido, por isso, todos os móveis devem ter quinas arredondadas e os brinquedos devem ser ao alcance da criança, para evitar que ela queira pegar sozinha e se apoie ou suba em algum móvel. Evite também usar baú, já que a tampa pode fechar nos dedinhos da criança. Para completar as tomadas devem ser embutidas, assim evita o acesso aos fios.

Chegou o momento mais esperado, decorar e deixar tudo fofo e divertido, o mais importante né? Se optar por um quartinho que acompanhe o crescimento da menina, é bacana ter uma base neutra – com móveis claros, e o restante da decoração com uma, duas ou três cores, mas tudo na medida para não carregar o ambiente. Pode ser um rosinha com azul e amarelo ou quem sabe, se optar por ousar branco e preto ou mesmo amarelo e cinza. A verdade é que não tem uma regra, apenas preze pela personalidade e bem-estar da sua filha, como por exemplo a escolha do tapete lavável para que a criança brinque com tranquilidade. Quer acrescentar um papel de parede de céu, figuras geométricas, bichinhos ou pintar a parede? Tudo ficará lindo! É tudo uma questão do que sua família prefere!

Além disso, escolha quadrinhos, bonecos e itens bem lúdicos que transformem o lugar em um ambiente único e gostoso de estar. Que tal, além de ter, um quartinho com uma escrivaninha, ter uma penteadeira ou um espaço para ela fazer shows e se fantasiar com suas personagens favoritas? A criança poderá brincar sozinha ou convidar suas amiguinhas. É diversão garantida!

Pronto, chegou a sua vez, pode se inspirar na internet, fazer sozinha ou contar com a ajuda de um profissional, e não importa se o quartinho é grande ou pequenino, a única regra é que transforme o lugar da sua princesa ou super-heroína em um quarto acolhedor e que ela possa brincar e crescer saudável.

Um toque de amor! Na portinha você pode optar por colocar um bichinho, frase ou o nome da criança

decoracao infantil quarto de menina

 

 

 

O quartinho da Alice é um verdadeiro sonho, com 9 m², ele foi inspirado na brincadeira preferida da menina, que é brincar de casinha. Pensando nisso, a arquiteta Andrea Chapira e toda toda sua equipe da Uêbaa Design criaram um móvel com cara de cozinha, mas também que são armarinhos e gavetas.

 

 

 

cama casinha decoracao infantil quarto de menina

A casinha verdadeiramente abraça a cama, que conta com um painel para deixar os livros ao alcance da criança. E ainda tem espaço para ela brincar com as suas bonecas.

escrivaninha com penteadeira quarto de meninaA escrivaninha também é uma penteadeira embutida, na qual basta levantar o tampo que é revelado um espelho interno com uma iluminação. Perfeito, para organizar as bijuterias da Alice e a mochila pendurada deu um charme na decoração.

decoracao infantil quarto de menina rosa

A menininha gosta muito de rosa, por isso, a paleta escolhida foi o tom rosa-chiclete, introduzindo o rosa também na roupa de cama, mas tudo na medida para não ficar enjoativo. Pitadas de verde-água e amarelo claro, na cor pastel também foram usados.

papel de parede decoracao quarto infantil de menina

O papel de parede com fundo branco e bolinhas deixou o ambiente ainda mais divertido, sem cansar a visão da menina. As luminárias, pratinhos e copinhos foram escolhidos para a pequena brincar e arrematar a decoração.

 

Projeto: Andrea Chapira do Uêbaa Design

Produção e Produtos: MamaeAchei!

Roupas de cama: Pessoinha

Tapete: Coelho na Lua

Colchonete dobrável: Hello Decor

Quadrinhos: Pendurama

Acessórios decorativos e brinquedos: Achaditos Decor e Coelho na Lua


Tags: , , , , , , , ,
Cassia Cury

Cassia Cury

Cássia Cury Bodstein Estilista, Diretora Comercial e de Criação MamãeAchei e Revista MamãeAchei!

Comentários


Posts relacionados

um ambiente duas decoracoes com objetos coringas

Um ambiente, duas decorações!

De menina ou de menino? Nos quartinhos feitos pela arquiteta Paula Carvalho tanto faz! Descubra como objetos coringas podem ser…

Leia mais
lista com o que levar na mala da mamae para a maternidade

Hora do parto! O que levar na mala da mamãe?

Normalmente as mães estão tão focadas e preocupadas com a preparação da chegada do bebê que deletam a mala da…

Leia mais
itens para levar na mala do bebe

A mala do bebê para a maternidade. Afinal, o que é importante?

É muito comum as mães receberem uma lista do hospital com os itens que devem compor a mala do bebê…

Leia mais

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados