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Idéias para aliviar o stress do confinamento

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Idéias para aliviar o stress do confinamento

A epidemia do Coronavírus traz desafios incalculáveis à toda a sociedade. As mudanças na rotina para atender ao necessário isolamento social fizeram com que mães e pais tivessem de tomar decisões importantes em um curto período de tempo. Aquela carga mental que tanto falamos aumentou. E com ela vieram, inevitavelmente, a preocupação, a angústia e a ansiedade. 

Como lidar com toda essa instabilidade emocional ao mesmo tempo que temos de dar conta dos desafios profissionais, reorganizar as tarefas domésticas, acolher a família? Fizemos aqui um pequeno guia de idéias para você passar por isso da melhor maneira possível. Com sorte e muita esperança, desejamos que essa fase passe logo. Mas, até lá, nós, do Fatigatis, estaremos sempre em busca de informação confiável e caminhos solidários para nos apoiarmos mutuamente. Boa sorte para todos nós!

 1 – Não deixe de organizar a rotina doméstica com as crianças. Pode ser bom fazer um quadro de atividades em casa. Crianças (todos nós, na verdade!) precisam de rotina. E isso vai ser bom para delimitar também o seu espaço e evitar mais estresse ainda;

2 – Passe um período do dia longe do celular. A enxurrada de informação faz mal. Faça sempre essa autoavaliação: como essas informações estão me atingindo? Se estiver te fazendo mal, largue o celular. Procure fontes de qualidade e só compartilhe coisas positivas;

3 – Procure por atividades on line que cuidem do seu estado de espírito, como mindfulness ou meditação. Vamos dar aqui três exemplos: o aplicativo de meditação Medite-se; o canal no You Tube da escola de yoga Alo Moves e site Wetree, que traz aulas diversas, entre elas Mindfulness para pais.

4 – Sono, alimentação e exercício físico vão fazer bem para sua imunidade e também te ajudar a lidar com o stress.

5 – Marque “cafés” virtuais com as amigas. Se relacionar, mesmo que à distância, pode ser restaurador. Desabafe, ofereça escuta, mas também dê risada.

6 – Aproveite para organizar a casa. Separar tranqueiras, revisitar aquela gaveta esquecida, pegar a caixa de fotografias podem ser formas de passar o tempo e “mudar” de assunto.

7 – Separe um horário diariamente para fazer algo que te dê prazer: ler um livro, ouvir uma música, dançar no meio da sala, testar alguma receita…

8 – Que tal fazer uma lista de filmes que a família queira ver junta e definir dias e horários do #cinequarentena ?

9 – Evite ficar de pijama. Prepare-se para um novo dia, que vai ter uma série de afazeres, alguns legais, outros nem tanto. Arrumar-se minimamente pode ajudar a levantar o astral.

10 – Reserve um tempo para o descanso. Para não fazer nada. Estamos nos sentindo pressionados, ansiosos e atarefados. A pausa, nesses momentos, é essencial.

 


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