Anúncio topo

Vamos falar de Estresse Materno – Conheçam Juliana Mariz e Lia Abbud do Fatigatis, as mais novas colunistas da nossa Revista!

Entrevistas

Vamos falar de Estresse Materno – Conheçam Juliana Mariz e Lia Abbud do Fatigatis, as mais novas colunistas da nossa Revista!

O Fatigatis é um projeto de conteúdo sobre o estresse materno das jornalistas Juliana Mariz e Lia Abbud, que trabalharam juntas e se tornaram amigas. Tudo começou com uma troca de textos despretensiosa entre elas. Juliana estava descansando em uma viagem de férias quando Lia mandou uma indicação de leitura via celular. Tratava-se de um texto sobre carga mental e divisão de tarefas. Por coincidência, Juliana estava lendo um livro sobre o assunto e, além de acharem graça da confluência de interesses, elas resolveram fazer planos de investigar ainda mais o tema da carga mental para escrever um livro.

Essa troca virtual de textos, planos e sonhos aconteceu em janeiro de 2018. Durante todo aquele ano, Juliana e Lia se encontraram semanalmente para compartilhar as pesquisas, textos e apurações que estavam fazendo. Ficou claro para elas que o tema não era apenas modismo, mas um aspecto importante de reflexão sobre a maternidade atual: quais as consequências da sobrecarga materna? Por que chegamos a tamanho estresse? O que podemos fazer a respeito?

No final de 2018, as jornalistas foram convidadas para participar de algumas rodas de conversa. Com isso, resolveram deixar o projeto de livro um pouco em suspenso para lançarem o instagram (@fatigatis). No perfil, elas copilam todas as informações relevantes, buscando informar, mas também inspirar caminhos de pausa, autocuidado e desaceleração. O objetivo? Olharmos para esse cansaço para conseguirmos cuidar do nosso bem-estar e das nossas relações.

Juliana e Lia continuam se encontrando semanalmente para fazer e planejar o Fatigatis. Com perfis diferentes, mas complementares, elas planejam postagens, têm ideias de entrevistas, fazem projeções para o futuro do projeto. A troca de mensagens fortuitas em janeiro de 2018 é hoje um propósito: abrir espaço para a conversa e impactar pessoas ao redor, como o que pretendem fazer ao publicar artigos aqui para vocês. Boa leitura!

 

Sobre Juliana Mariz

apresentacao juliana fatigatis

 

“Sou jornalista e publicitária, casada e tenho duas filhas, a Maria Clara (10) e a Elisa (7).  Sempre atuei como jornalista, minha grande paixão. Quando minha primeira filha nasceu, algo que eu intuía aconteceu: a maternidade me transformou. Me tornei freelancer e criei um grupo de acolhimento para mães chamado Co.madre. O contato com outras mulheres-mães estimulou minha compaixão. Em eventos e pesquisas, aprofundei meu olhar para as questões maternas até chegar a um tema muito presente em qualquer roda de conversa: o cansaço.

O assunto é tão relevante que mereceu um projeto único, o Fatigatis, que desenvolvo com a Lia Abudd. Entre uma correria e outra, nós pesquisamos, escrevemos, compartilhamos, e, sobretudo, nos beneficiamos de tanto aprendizado. Quando o estresse está alto, não me nego um café com pão de queijo. Sou matutina, canceriana e, muitas vezes, esqueço como faz bem pausar e respirar.”

 

 

 

 

Sobre Lia Abbud

 

apresentacao lia fatigatis

“Fiz magistério, porque sonhava trabalhar com educação infantil. No meio do caminho, resolvi que queria mesmo era ser jornalista, e hoje me vejo muito feliz com a escolha que fiz. Gosto de pesquisar e de perguntar. De escrever, mais ainda! Já trabalhei em redação, em agência e em empresa e hoje tenho minha própria agência de produção de conteúdo!

Sou casada com o Diego e mãe da Isabela (13) e do Léo (9). De uns anos para cá achei que meus relógios — biológico, de parede, de pulso e do celular — estavam quebrados, porque a quantidade de coisas a fazer não cabia no tempo disponível. Mas não era nada de bug nos relógios, apenas itens demais na agenda e uma grande aflição para conseguir “cumprir” tudo.

A administração de todas as tarefas, incluindo aí as invisíveis, é muito pesada para as mulheres. É preciso entender melhor esse fenômeno moderno da carga mental. Fatigatis nos estimula a pesquisar o tema e promover o debate. Queremos falar, mas sobretudo, queremos ouvir, entender, processar e formular. À audiência que nos ouve (e lê!), que nos dirige, que nos estimula, meu muito obrigada!”

 

 

 


Tags: , , , , , ,
Admmamaeachei

Admmamaeachei

Comentários


Posts relacionados

capa-materia-mini-lajoie-joias-infantis

Conheça a Mini La Joie, uma loja especializada em jóias infantis!

Quem nunca ficou em dúvida do que dar a uma criança – seja no aniversário, batizado ou no dia das…

Leia mais

Enxoval de Bebê com estampas exclusivas feitas para você!

Não é segredo para ninguém que no Mamãe Achei só entram marcas que eu conheço e uso. Já que não…

Leia mais
quarto-com-um-arco-iris-na-parede-e-duas-producoes

Um arco-íris para Helena!

A encantadora pintura na parede da menina transformou-se em duas lindas produções, uma inspirada nas cores candy colors e a…

Leia mais

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados