Anúncio topo

Dicas e produtos para a criança voltar às aulas feliz e tranquila!

Dicas

Dicas e produtos para a criança voltar às aulas feliz e tranquila!

A volta à rotina pode ser estressante para os pequenos. Para facilitar esse retorno, ouvimos a psicóloga Ana Carolina Sarahan, que vai ajudar o seu filho a passar por esse processo de uma forma mais amena.

Além disso, também selecionamos produtos para dar um auxílio ainda maior

Fim de julho já começa aquele chororô da criançada, já que isso significa o fim das férias e que vão ter que começar a rotina tudo de novo, ir para a escola envolve uma série de atividades e responsabilidades. Esse processo costuma atingir mais os pequenos, que querem ficar mais com os pais, mas isso não quer dizer que para os grandinhos seja tranquilo, eles querem ficar em casa e dormir até mais tarde e ainda não se preocupar com a lição de casa.

Claro, nem toda criança fica triste de voltar para a escola, mas se isso acontecer o que nós pais podemos fazer? E como nós, não gostamos de ter questões sem ser respondidas, convidamos a psicóloga Ana Carolina Sarahan, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental – TCC. A Ana dividiu algumas dicas de como nós pais podem ajudar os nossos filhos a retornar das férias sem estresse ou frustrações.

1 – Essa dica é valiosa para todas as férias da criança, seja ela de julho ou do fim do ano. “Quando a criança entrar de férias converse com ela, que esse período tem data de início e fim e que elas não são eternas. Mostre o calendário com essas datas e também o retorno das aulas”, indica.

2 – Se a criança é muito ansiosa mostre apenas a data de início das aulas, quanto estiver bem perto. “Caso contrário, ela irá se desesperar com o fim das férias antecipadamente e não irá curtir os dias de folga”, comenta Ana.

3 – Se o seu filho é muito dependente de você, convide alguns amigos para ele brincar. Assim, quando voltar às aulas ele não sofrerá com a sua falta na escola.

4 – Quando chegar à última semana de férias, pergunte ao pequeno, o que ele acha da escola. “Uma dica muito bacana é: pegue uma folha em branco e coloque de um lado as vantagens e desvantagens de voltas à escola, reforce o lado positivo. Veja o caso de conversar com os professores e diretor para ajudar a criança nesse processo”, aconselha.

5 – Se seu filho for pequeno ele ainda não tem maturidade para compreender esse processo. Por isso, verifique com a escola se no primeiro dia se ele pode levar um brinquedo que goste. Ou mesmo se pode mandar um bolo e fale que é legal estudar. Assim ele irá se sentir incentivado em permanecer lá.

6 – Nos últimos dias, se puder planeje uma despedida das férias. A profissional indica comprar um sorvete ou um passeio. “Mostre para ele que é divertido, mas que irá acabar e é normal. E também poder rever os amigos e professores”, recomenda.

7 – Essa dica é para nós mamães ficarmos bem atentas, a tudo o que falamos para os nossos filhos.

      Caso você esteja de férias junto com a criança, mostre para ele que é normal voltar à rotina. “Não reclame, seu filho está em construção e precisa entender que voltar ao cotidiano é tranquilo e as férias chegar ao fim não é ruim. E que às vezes precisamos fazer coisas que não curtimos tanto e tudo bem”, completa Ana.

 

Pensando nisso, nós do Mamãe Achei separamos alguns itens para que eles fiquem mais animados para esse momento:

 

1 – Para estudar, desenhar e se divertir

Os pequeninos ainda não necessitam de uma bancada grande de estudos, como é o caso das crianças grandes. Mas, é importante ter um local definido para apoiar o material quando chegar da escola e ainda fazer os deveres de casa. E para isso, eu tenho uma sugestão perfeita, que pode servir também para a criança desenhar, a escrivaninha Anis da Linha Bloom, ela tem 61,5 cm de altura e é feita de MDF.

escrivaninha anis linha bloom

 

2 – Viajar sem sair de casa

Incentivar o pequeno desde cedo, o hábito da leitura é compartilhar com ele a descoberta de mundo cheio de histórias com muita imaginação e na prática, o contato com os livros desperta diferentes habilidades nas crianças, como a ampliação do vocabulário, a criatividade, trabalha as emoções do pequeno, essas são algumas das vantagens de ter livros por perto do seu filhote. Por isso, se ele ainda não tem os livros favoritos dele, vá a uma livraria com ele e o incentive, mesmo ele não sabendo ler, mostre as figuras e conte o que fala o livro. E para organizar os livros, nada melhor do que uma prateleira, ela pode ter diversas formas e tamanho, eu sou suspeita, mas vou recomendar dois modelos:

– No céu

O porta-livros Nuvem para fixar na parede da Cado Design é feito de aço carbono com pintura epóxi.

porta-livro-nuvem-cado-design

– Casinha divertida

Para os papais que adoram a linha montessoriana, indico o divertido Bookshelf da Cado Design, o trio porta-livros de chão, que deixa todos os livrinhos ao alcance da criança.

porta-livro-bookshelf-cado-design

 

3 – Aqueles itens essenciais

Para que o retorno à escola seja tranquilo e principalmente organizado em todos os sentidos – desde o material até o lanchinho e a higiene. Escolhi quatro itens essenciais da linha PopColours da loja Petit 4 You, para tornar o kit escolar do seu pequeno super estiloso.

 – Mochila

A mochila, feita de náilon com design retro, pode ser usada para ir à escola ou mesmo no passeio da escola, ou mesmo pela mamãe, ela é uma daquelas pecas que combina com tudo. Detalhe bem importante, tem alças acolchoadas e ajustáveis ao tamanho da criança e da mamãe ou papai. Tem bastante espaço para guardar o material do pequeno.

mochila popcolours petit 4 you

– Estojo

O estojo tem uma divertida combinação de cores, a marca tem vários. Resistente, ele tem três divisórias que facilitam e muito a organização dos lápis e dos outros itens escolares.

estojo-popcolours-petit-4-you

– Lancheira

Para que o lanchinho fique fresco até o horário do recreio, nada melhor do que ter uma lancheira estilosa, com qualidade e que não derrube nada no caminho, esse modelo é bem prático, já que seu zíper é fácil de abrir e fechar, mas ao mesmo tempo veda muito bem.

lancheira-popcolours-petit-4-you

– Envelope

Depois da hora do lanche, vem aquele momento muito importante de cuidar dos dentinhos. Para deixar a escova de dente e a pasta em um lugar limpo e longe dos materiais. Essa sugestão é bem valiosa, batizado como Envelope, o porta-escovas e pasta é perfeito para acompanhar o pequeno na escola.

envelope-popcolours-petit-4-you

 

4 – Companheira de aventuras!

Colorida, com bichinho, grande ou pequena, não importa. O certo é que a mochila acompanhará a criança desde pequenina – seja para ir ao parque ou para ir para a escola, ela será uma grande companheira. Para que essa experiência comece de uma maneira divertida separei três modelos para você se inspirar.

– Amarela Melancia

Toda moderninha, a Mochila Melancia é feita de poliéster e tem as alças ajustáveis. É indicado lavar à mão para não estragar o seu material.

mochila_infantil_melancia_amarela_coelho-na-lua

– Chapeuzinho Vermelho

Da marca francesa Ebulobo, a mochilinha promete encantar a criançada, super leve pode acompanhar a criança por todos os lugares.

mochila-chapeuzinho-vermelho-coelho-na-lua

– Circo

Atenção criançada, o circo chegou, assim é a proposta da mochila Circo, trazer alegria para a criança. Feita de vários tecidos, ela é com certeza um presente especial.

mochila-palhaco-ebulobo-coelho-na-lua

 

5 – Para levar o lanchinho

A hora do recreio é certamente a hora mais divertida de ir a escola e não adianta querer dizer o contrário e quando as crianças podem interagir comendo, conversando e brincando. Para que o alimento dela chegue fresquinho e fique inteiro até esse momento é aconselhado armazená-lo em potinhos especiais e se for líquido em uma garrafa térmica. Sabendo disso, eu separei três modelos.

– Animais Coloridos

Com estampas de bichinhos, o pote de plástico, é perfeito para transportar lanches e frutas para a escola. Espaçoso, cabe a quantidade ideal para uma boa refeição.

pote-de-plastico-coisas-da-doris

– Caranguejo

Com divisórias, a lancheira é prática e bem fácil de ser usada pelos dedos pequenos da criança. Vem com um divisor no interior, por isso, é fácil organizar o lanche da criança.

lancheira-caranguejo-coisas-da-doris

– Hidratação

A garrafa térmica é ótima para manter a bebida favorita do pequeno, seja ela quentinha ou fria por muito mais tempo. A garrafa tem capacidade para até 350 ml. Feita de aço inox.

garrafa-termica-coisas-da-doris

 

 


Tags: , , , ,
Cassia Cury

Cassia Cury

Cássia Cury Bodstein Estilista, Diretora Comercial e de Criação MamãeAchei e Revista MamãeAchei!

Comentários


Posts relacionados

apresentacao lia e juliana fatigatis

Vamos falar de Estresse Materno – Conheçam Juliana Mariz e Lia Abbud do Fatigatis, as mais novas colunistas da nossa Revista!

O Fatigatis é um projeto de conteúdo sobre o estresse materno das jornalistas Juliana Mariz e Lia Abbud, que trabalharam…

Leia mais
capa-externa-historia-cassia-do-mamaeachei

A Mãe, das mamães!

Idealizadora do Mamãe Achei, Cássia Cury dividiu um pouco da sua vida, pessoal, profissional e como estão seus dias ao…

Leia mais
capa-zmateria-7-dias-de-produtos-para-viajar-nas-ferias

Produtos que vão te ajudar na hora de viajar de férias com os pequenos!

Passear ou viajar com uma criança é preciso sempre estar preparado para tudo que ela precisar. Para te ajudar a…

Leia mais

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados