Anúncio topo

Bicicleta de equilíbrio, porque ser a primeira bike do seu filho?

Bem-estar

Bicicleta de equilíbrio, porque ser a primeira bike do seu filho?

Desde que o Antonio começou a se interessar por bicicleta eu já sabia que a primeira “bike” dele seria de equilíbrio. Eu sei que algumas de vocês devem estar pensando – Cassia que besteira, comprar uma bike sem pedais, eu aprendi com a bicicleta normal e estou aqui. Sim, eu sei, eu também aprendi a andar de bicicleta com um modelo tradicional.

Mas, há anos leio sobre o benefício, da bicicleta de equilíbrio, já que nesse primeiro momento de aprendizado, as crianças apoiam os pés no chão, sem precisar aprender um novo movimento como pedalar e acaba sendo menos traumático.  Quero que você visite o seu passado e tente se lembrar de como foi o seu processo de aprendizado – é preciso se equilibrar, segurar o guidão e ainda pedalar os pedais, quanta coisa não é mesmo?

Antonio em seu processo de aprendizado com a bicicleta de equilíbrio – o modelo é da Carambolê

A minha experiência com ele tem sido muito positiva, já que o processo acaba sendo instintivo e a criança aprende de forma natural, sabendo seus próprios limites. Para o Antonio, que estava acostumado a usar uma motoca sem pedal, subir na bicicleta, segurar no guidão e sair andando (literalmente) foi instantâneo.

Claro, que ninguém aprende andar de bike do dia para a noite – cada etapa é uma conquista, sempre comemorada pela criança e por nós pais. O Antonio, agora já está na fase 2 do aprendizado, o que significa que ele começou a caminhar sentado e o desafio tem sido se equilibrar enquanto anda. As descidas são mais difíceis, às vezes ele cansa e quer descer da bicicleta, mas faz parte do aprendizado e tá tudo bem.

Um pouco mais sobre as bicicletas de equilíbrio!

Como eu sei que as bicicletas de equilíbrio, ainda não são tão conhecidas aqui no Brasil, resolvi reunir algumas informações para que vocês possam conhecê-la melhor e entender os seus benefícios.

A bicicleta de equilíbrio, também é conhecida como pré-bike, balance bike ou run bike, é uma bicicleta de treinamento que ajuda principalmente as crianças a aprender: direção e equilíbrio. Ela não tem pedais, corrente e nem rodinhas laterais, pode ter ou não freios. E, mesmo as crianças pequenas, como é o caso do Antonio, conseguem aprender a andar em uma bicicleta de equilíbrio.

Esse modelo de bike é muito comum em outros países, principalmente na Europa já que ela traz alguns benefícios para a criança, como:

  • Autoconhecimento do próprio corpo;
  • Desenvolvimento do equilíbrio;
  • Melhora na coordenação.

Transição de uma bike de equilíbrio para uma bicicleta convencional

O processo de aprendizado de cada criança é diferente, não tem regras e nem idade, se sua criança com dois anos, já domina a bicicleta de equilíbrio, pode se aventurar em comprar uma bike com pedais de acordo com o tamanho dele – o modelo mais comum é a bicicleta de aro 16.

Selecionamos alguns modelos do mercado:


Tags: , , , , , , , , , ,
Cassia Cury

Cassia Cury

Cássia Cury Bodstein Estilista, Diretora Comercial e de Criação MamãeAchei e Revista MamãeAchei!

Comentários


Posts relacionados

Sugestões para que o Batizado do seu filho seja uma data inesquecível!

Nos últimos dias venho recebendo muitas mensagens de mães pedindo dicas para o batizado dos seus pequenos. O boom de…

Leia mais

Entre laços, acessórios e muito amor, seja bem-vinda ao mundo da Du Lacê!

Alerta novidade! Quem me acompanha sabe que eu sou uma pesquisadora incansável, gosto sempre de encontrar referências, ideias e marcas…

Leia mais

Dicas para presentear no dia das Mães!

Todo dia é o nosso dia, parece clichê, mas é verdade, quem é mãe sabe que essa missão é desempenhada…

Leia mais

Facebook

Pinterest

2478MamãeAchei! - © 2016 - Direitos Reservados